A ética é um
assunto fundamental em todas as esferas da vida, e o ambiente de trabalho não é
exceção. Quando se trata de relações pessoais no trabalho, a ética desempenha
um papel crucial na garantia de um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Os princípios éticos são essenciais para orientar as decisões e ações de
profissionais em suas interações diárias, e na educação, não é diferente.
Nesta
perspectiva, este tema enfoca a importância dos princípios éticos na educação
como forma de promover a ética nas relações pessoais no ambiente de trabalho.
Vamos explorar como esses princípios podem ser aplicados no cotidiano dos
educadores para criar um ambiente de trabalho mais ético, justo e respeitoso.
As relações
pessoais no ambiente de trabalho são fundamentais para a construção de um
ambiente saudável e produtivo. No entanto, elas podem ser permeadas por
desafios éticos que afetam tanto os indivíduos quanto a organização como um
todo. Nesse contexto, é essencial compreender os princípios éticos que norteiam
as relações interpessoais no trabalho e como aplicá-los de forma prática.
ü Analisar a importância dos princípios éticos na
educação e sua aplicação no ambiente de trabalho, visando a promoção de
relações interpessoais saudáveis, respeitosas e éticas entre colaboradores,
contribuindo para o fortalecimento de valores e a melhoria da qualidade de vida
no ambiente de trabalho.
ü Explicar
o conceito de ética e ética profissional, incluindo sua importância na
sociedade e no ambiente de trabalho;
ü Explorar
as teorias de Aristóteles e Immanuel Kant sobre ética e sua relevância para as
discussões contemporâneas sobre ética;
ü
Descrever de forma clara as funcionalidades da
ética profissional na educação;
ü
Analisar o papel da ética profissional na
educação, incluindo suas funções e benefícios para educadores e estudantes;
ü
Destacar a importância da ética profissional nas
relações de trabalho;
ü
Fornecer exemplos práticos de dilemas éticos que
profissionais podem enfrentar em suas respectivas áreas e discutir estratégias
para resolvê-los de maneira responsável e ética.
1.2. Metodologia
Para dar vida a este
trabalho, recorreu-se ao método de consultas de referências
bibliográficas.
2. Definição da ética e ética profissional
A ética é o conjunto de princípios e valores que
orientam o comportamento humano em sociedade enquanto que a ética profissional
é a aplicação desses princípios e valores no ambiente de trabalho e no
exercício de uma profissão. A ética profissional visa garantir o bem-estar dos
profissionais, dos clientes, dos colegas e da sociedade em geral.
Aristóteles, (2009,
p.7) define que:
A ética é um
campo de estudo que busca entender como podemos viver uma vida virtuosa e
alcançar a felicidade. Para ele, a virtude é alcançada através da prática
constante de ações virtuosas, que são aquelas que levam ao bem-estar do
indivíduo e da sociedade.
Para Kant, (2013), “a ética é baseada no dever
moral, e não na busca da felicidade ou do prazer.” Ele acreditava que a
moralidade se baseia em princípios universais que são racionais e podem ser
aplicados a todas as situações, independentemente das circunstâncias. Essa
abordagem ficou conhecida como ética deontológica.
A ética é uma área da filosofia que se ocupa de
estudar os valores, princípios e normas que orientam o comportamento humano. A
ética busca definir o que é certo e o que é errado, o que é justo e o que é
injusto, e como as pessoas devem se comportar em relação aos outros e ao mundo
ao seu redor.
A ética, portanto, trata do que é moralmente
aceitável em determinadas situações e do que é considerado inadequado ou
imoral. Por sua vez, a ética profissional é a área da ética que se concentra
nas normas éticas que regem o comportamento dos profissionais em suas
respectivas áreas de atuação.
Cada profissão tem suas próprias normas éticas,
que variam de acordo com as demandas e particularidades do trabalho em questão.
Essas normas éticas visam garantir que os profissionais ajam de forma
responsável, transparente e em conformidade com os valores e as expectativas da
sociedade em que atuam.
Dois autores importantes na área da ética são
Aristóteles e Immanuel Kant. Em sua obra "Ética a Nicômaco",
Aristóteles propõe uma teoria ética baseada no conceito de virtudes. Para ele,
as virtudes são hábitos ou disposições que levam as pessoas a agir
corretamente. Aristóteles argumenta que a ética não se resume a seguir regras
externas, mas sim a cultivar virtudes como a coragem, a justiça, a prudência e
a temperança, que nos permitem alcançar a excelência e a felicidade na vida.
Em resumo, a ética e a ética profissional são
áreas importantes para garantir a conduta ética e responsável das pessoas em
sociedade. Autores como Aristóteles e Kant propuseram teorias éticas que ainda
são relevantes hoje em dia e que nos permitem refletir sobre como devemos agir
de forma ética e responsável em nossas vidas pessoais e profissionais.
3. Funcionalidades da ética profissional na
educação
Para
Freire (1987, p.35), “a ética profissional na educação é um conjunto de
princípios e valores que orientam o comportamento dos educadores em relação aos
seus alunos, colegas, gestores, família e sociedade.” A ética profissional na
educação visa garantir a qualidade do processo educacional, o respeito à
diversidade, a promoção da cidadania e a formação integral dos educandos.
A ética profissional na educação tem diversas
funcionalidades, tais como:
Ø Estabelecer
normas e regras de conduta que devem ser seguidas pelos educadores em seu
exercício profissional, evitando situações de abuso, negligência, discriminação
ou violação dos direitos dos alunos.
Ø Promover
a reflexão crítica sobre os valores e as finalidades da educação, bem como
sobre os dilemas e os desafios éticos que envolvem a prática pedagógica.
Ø Desenvolver
nos educadores uma postura de compromisso social, de responsabilidade e de
respeito pelos interesses e necessidades dos educandos, dos colegas e da
comunidade escolar.
Ø Fomentar
o diálogo, a cooperação, a solidariedade e o reconhecimento mútuo entre os
educadores e os demais agentes educativos, buscando a construção coletiva do
projeto político-pedagógico da escola.
Ø Contribuir
para a formação ética dos educandos, estimulando o desenvolvimento de valores como
a honestidade, a justiça, a tolerância, a autonomia e o senso crítico.
Sabendo que a ética profissional é um conjunto
de princípios e normas que regem o comportamento dos profissionais em suas
atividades laborais. Na área da educação, a ética é fundamental para o
exercício da docência, pois auxilia na formação de profissionais responsáveis,
éticos e comprometidos com a educação de qualidade.
Freire (1996), defendeu que, “a ideia de que a
educação é um ato político e ético, que deve ser pautado pelo diálogo, pela
problematização e pela conscientização dos educandos sobre a sua realidade
social.” Enquanto que Arroyo (2000), “defendeu a ideia de que a ética
profissional na educação deve ser baseada na defesa dos direitos humanos, na
valorização da diversidade cultural e na emancipação dos sujeitos.”
Para Cortina (1997, p.85), “a ideia de que a
ética profissional na educação deve ser baseada na cidadania e na democracia,
visando formar cidadãos responsáveis e solidários em uma sociedade pluralista.”
Em suma, as funcionalidades da ética
profissional na educação são diversas e essenciais para a formação de cidadãos
críticos e conscientes. A partir dos princípios éticos, é possível estabelecer
normas de conduta, incentivar a atualização constante e construir relações de
confiança com a sociedade.
3.1. Exemplos de boa conduta
ética profissional na educação
Segundo Freire (1996, p.61), “a conduta ética é
fundamental para qualquer profissional, especialmente na área da educação, onde
a formação de cidadãos críticos e responsáveis é uma das principais metas.”
Nesse sentido, exemplos de boa conduta ética profissional na educação são
essenciais para a construção de uma prática docente mais justa, transparente e
comprometida com a formação dos alunos.
A boa conduta ética profissional na educação é
aquela que respeita os princípios e valores que orientam o comportamento dos
educadores em relação aos seus alunos, colegas, gestores, família e sociedade.
Para Antunes (2009), “a boa conduta ética profissional na educação visa
garantir a qualidade do processo educacional, o respeito à diversidade, a
promoção da cidadania e a formação integral dos educandos.”
Alguns exemplos de boa conduta ética
profissional na educação são:
v Tratar
com respeito e educação os alunos, professores e demais funcionários da escola,
evitando situações de abuso, negligência, discriminação ou violação dos
direitos dos alunos;
v Ensinar
aos alunos o que é ética e sua importância nos diversos níveis como, por
exemplo, ambiente de trabalho, família, escola, grupo de amigos e etc
v Esclarecer
e cumprir com clareza aos alunos os métodos de ensino e avaliações, sendo justo
na correção e avaliação de provas e trabalhos escolares12.
v Ouvir
e respeitar as opiniões dos alunos, estimulando o desenvolvimento de valores
como a honestidade, a justiça, a tolerância, a autonomia e o senso crítico12.
v Buscar
a qualidade no processo educacional, atualizando-se constantemente e buscando
novas metodologias e recursos didáticos2.
v Cumprir
prazos na entrega de documentações, diários, avaliações, notas e etc1.
v Não
expor erros ou deficiências de alunos na frente de toda classe. Conversar com o
aluno em particular1.
v Respeitar
e ser educado no relacionamento com outros professores, alunos, pais de alunos
e profissionais da escola1.
v Não
fazer comentários em sala de aula sobre o comportamento ou métodos de ensino de
outros professores1.
v Seguir
a proposta educacional da escola, assim como seus métodos de avaliação1.
v Agir
de forma proativa no que se refere à integração de alunos com deficiência
física ou transtorno psicológico1.
Nóvoa (2009), afirma que “a importância da ética
profissional na prática docente. Ele argumenta que os professores devem ser
reflexivos e críticos em relação à sua própria prática, bem como responsáveis e
comprometidos com o bem-estar dos seus alunos.”
Enquanto que a
Lima, M. (2017), “defende a ideia de que a ética deve ser incorporada ao
currículo escolar, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas
como um conjunto de valores e princípios que orientam a ação dos professores e
dos alunos.”
Por fim, Gimeno
(2013), argumenta que:
Os professores
devem estar comprometidos em ajudar os alunos a desenvolver suas próprias
capacidades, habilidades e interesses, respeitando sua individualidade e suas
diferenças culturais e sociais. Gimeno Sacristán também enfatiza a importância
de uma educação crítica, que ajuda os alunos a entender e questionar as
estruturas sociais e políticas que afetam suas vidas.
4. Importância da ética profissional nas
relações de trabalho
A ética profissional é importante para garantir
a qualidade das relações de trabalho, pois define padrões de conduta e valores
que orientam o comportamento dos profissionais no ambiente laboral. A ética
profissional busca estabelecer normas e princípios que orientem a conduta dos
indivíduos, garantindo que as relações entre as pessoas sejam justas, honestas
e respeitosas. “Os valores éticos têm um papel fundamental no desenvolvimento
econômico e social das sociedades, pois influenciam a forma como as pessoas
trabalham e se relacionam entre si” (Weber, 2004).
A ética profissional tem um papel crucial na
formação de profissionais responsáveis e conscientes, capazes de desenvolver
suas atividades com integridade e respeito pelos direitos e interesses dos
outros. “Uma empresa ética tem maior capacidade de atrair e reter talentos,
conquistar a lealdade dos clientes e se diferenciar no mercado” (Drucker,
2005).
Além disso, a ética profissional é importante
para a construção da reputação das empresas, uma vez que uma empresa que se
preocupa com a ética e a integridade de suas práticas tende a ser mais
valorizada pelo mercado e pelos seus clientes.
Em suma, a ética profissional é um elemento
crucial para o sucesso das relações de trabalho e para o desenvolvimento de
profissionais competentes e conscientes. Os autores Max Weber e Peter Drucker
destacam a importância da ética profissional em suas obras, enfatizando como os
valores éticos podem influenciar positivamente as atividades profissionais e as
organizações como um todo.
A ética profissional é importante para garantir
um clima organizacional saudável, positivo e produtivo, além de contribuir para
a reputação e o sucesso da empresa. Alguns exemplos de atitudes éticas são:
v Responsabilidade;
v Honestidade;
v Confiabilidade;
v Respeito;
v Colaboração
e trabalho em equipe;
v Conhecer
os valores da empresa;
v Seguir
o código de ética da profissão;
v Ter
consciência dos seus direitos e deveres;
v Evitar
conflitos de interesse;
v Respeitar
as diferenças e buscar o aprimoramento contínuo.
4.1. As estratégias
para a melhor aplicação da ética no ambiente de trabalho
Josephson, M. (1997), “a ética no ambiente de
trabalho é fundamental para o bom funcionamento de uma organização.” Para
aplicar a ética de forma eficaz no ambiente de trabalho, é importante adotar algumas
estratégias, tais como:
v Estabelecer um código de conduta: É
importante criar um conjunto de diretrizes éticas para orientar as ações dos
funcionários. O código de conduta deve ser claro e abrangente, e deve ser
comunicado de forma eficaz para garantir que todos na empresa o entendam e o
sigam;
v Treinamento em ética: É essencial
fornecer treinamento regular em ética para os funcionários, para que eles
possam entender as práticas éticas e incorporá-las em sua rotina diária de
trabalho;
v Políticas de transparência: As
políticas de transparência devem ser implementadas para garantir que as
atividades da empresa sejam conduzidas de forma aberta e honesta. Isso ajuda a
criar uma cultura de confiança e responsabilidade dentro da empresa;
v Fortalecimento do ambiente ético: Os líderes da organização devem ser modelos éticos e incentivar um ambiente de trabalho ético. Isso inclui promover valores éticos e encorajar os funcionários a agir de forma ética em todas as situações.
Conclui, portanto, que a ética
profissional é fundamental para as relações pessoais no ambiente de trabalho,
principalmente na educação, que é uma área em que se lida com a formação moral
e cidadã dos indivíduos. A ética profissional tem a função de promover a justiça,
a equidade, a integridade, a honestidade, a responsabilidade e o
comprometimento dos profissionais da educação com a formação dos alunos.
Nas relações de trabalho, a ética
profissional também é essencial para o bom funcionamento das organizações e para
a promoção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. É importante que os
profissionais da educação estejam cientes da importância da ética profissional
e apliquem os princípios éticos em suas ações diárias, contribuindo para a
construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Antunes, C. (2009). Gestão educacional: uma questão paradigmática.
Petrópolis: Vozes.
Aristóteles, (2009). Ética a Nicômaco. Ed. Martin Claret.
Arroyo, M. (2000). Ofício de mestre: imagens e autoimagens.
Petrópolis: Vozes.
Cortina, A. (1997). Ética mínima: introdução à filosofia prática.
São Paulo: WMF Martins
Fontes.
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro:
Paz e Terra.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários
à prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra.
Gimeno, J. (2013). O
aluno como invenção. Lisboa: Porto Editora.
Josephson, M. (1997). Making ethical decisions. New York:
Berkley Publishing Group.
Kant, I. (2013). Fundamentação da Metafísica dos Costumes.
RJ: Ed. Vozes.
Nóvoa, A. (2009). Profissão Professor. Porto: Porto
Editora.
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