A ética nas relações pessoais no ambiente de trabalho: um olhar para os princípios éticos na educação

 

1.      Introdução

A ética é um assunto fundamental em todas as esferas da vida, e o ambiente de trabalho não é exceção. Quando se trata de relações pessoais no trabalho, a ética desempenha um papel crucial na garantia de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Os princípios éticos são essenciais para orientar as decisões e ações de profissionais em suas interações diárias, e na educação, não é diferente.

Nesta perspectiva, este tema enfoca a importância dos princípios éticos na educação como forma de promover a ética nas relações pessoais no ambiente de trabalho. Vamos explorar como esses princípios podem ser aplicados no cotidiano dos educadores para criar um ambiente de trabalho mais ético, justo e respeitoso.

As relações pessoais no ambiente de trabalho são fundamentais para a construção de um ambiente saudável e produtivo. No entanto, elas podem ser permeadas por desafios éticos que afetam tanto os indivíduos quanto a organização como um todo. Nesse contexto, é essencial compreender os princípios éticos que norteiam as relações interpessoais no trabalho e como aplicá-los de forma prática.

 

1.1.Objectivos

1.1.1.      Geral:

ü  Analisar a importância dos princípios éticos na educação e sua aplicação no ambiente de trabalho, visando a promoção de relações interpessoais saudáveis, respeitosas e éticas entre colaboradores, contribuindo para o fortalecimento de valores e a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

1.1.2.      Específicos:

ü  Explicar o conceito de ética e ética profissional, incluindo sua importância na sociedade e no ambiente de trabalho;

ü  Explorar as teorias de Aristóteles e Immanuel Kant sobre ética e sua relevância para as discussões contemporâneas sobre ética;

ü  Descrever de forma clara as funcionalidades da ética profissional na educação;

ü  Analisar o papel da ética profissional na educação, incluindo suas funções e benefícios para educadores e estudantes;

ü  Destacar a importância da ética profissional nas relações de trabalho;

ü  Fornecer exemplos práticos de dilemas éticos que profissionais podem enfrentar em suas respectivas áreas e discutir estratégias para resolvê-los de maneira responsável e ética.

1.2. Metodologia

Para dar vida a este trabalho, recorreu-se ao método de consultas de referências bibliográficas. 

 

 

2.      Definição da ética e ética profissional

A ética é o conjunto de princípios e valores que orientam o comportamento humano em sociedade enquanto que a ética profissional é a aplicação desses princípios e valores no ambiente de trabalho e no exercício de uma profissão. A ética profissional visa garantir o bem-estar dos profissionais, dos clientes, dos colegas e da sociedade em geral.

Aristóteles, (2009, p.7) define que:  

A ética é um campo de estudo que busca entender como podemos viver uma vida virtuosa e alcançar a felicidade. Para ele, a virtude é alcançada através da prática constante de ações virtuosas, que são aquelas que levam ao bem-estar do indivíduo e da sociedade.

Para Kant, (2013), “a ética é baseada no dever moral, e não na busca da felicidade ou do prazer.” Ele acreditava que a moralidade se baseia em princípios universais que são racionais e podem ser aplicados a todas as situações, independentemente das circunstâncias. Essa abordagem ficou conhecida como ética deontológica.

A ética é uma área da filosofia que se ocupa de estudar os valores, princípios e normas que orientam o comportamento humano. A ética busca definir o que é certo e o que é errado, o que é justo e o que é injusto, e como as pessoas devem se comportar em relação aos outros e ao mundo ao seu redor.

A ética, portanto, trata do que é moralmente aceitável em determinadas situações e do que é considerado inadequado ou imoral. Por sua vez, a ética profissional é a área da ética que se concentra nas normas éticas que regem o comportamento dos profissionais em suas respectivas áreas de atuação.

Cada profissão tem suas próprias normas éticas, que variam de acordo com as demandas e particularidades do trabalho em questão. Essas normas éticas visam garantir que os profissionais ajam de forma responsável, transparente e em conformidade com os valores e as expectativas da sociedade em que atuam.

Dois autores importantes na área da ética são Aristóteles e Immanuel Kant. Em sua obra "Ética a Nicômaco", Aristóteles propõe uma teoria ética baseada no conceito de virtudes. Para ele, as virtudes são hábitos ou disposições que levam as pessoas a agir corretamente. Aristóteles argumenta que a ética não se resume a seguir regras externas, mas sim a cultivar virtudes como a coragem, a justiça, a prudência e a temperança, que nos permitem alcançar a excelência e a felicidade na vida.

Em resumo, a ética e a ética profissional são áreas importantes para garantir a conduta ética e responsável das pessoas em sociedade. Autores como Aristóteles e Kant propuseram teorias éticas que ainda são relevantes hoje em dia e que nos permitem refletir sobre como devemos agir de forma ética e responsável em nossas vidas pessoais e profissionais.

3.      Funcionalidades da ética profissional na educação

Para Freire (1987, p.35), “a ética profissional na educação é um conjunto de princípios e valores que orientam o comportamento dos educadores em relação aos seus alunos, colegas, gestores, família e sociedade.” A ética profissional na educação visa garantir a qualidade do processo educacional, o respeito à diversidade, a promoção da cidadania e a formação integral dos educandos.

A ética profissional na educação tem diversas funcionalidades, tais como:

Ø  Estabelecer normas e regras de conduta que devem ser seguidas pelos educadores em seu exercício profissional, evitando situações de abuso, negligência, discriminação ou violação dos direitos dos alunos.

Ø  Promover a reflexão crítica sobre os valores e as finalidades da educação, bem como sobre os dilemas e os desafios éticos que envolvem a prática pedagógica.

Ø  Desenvolver nos educadores uma postura de compromisso social, de responsabilidade e de respeito pelos interesses e necessidades dos educandos, dos colegas e da comunidade escolar.

Ø  Fomentar o diálogo, a cooperação, a solidariedade e o reconhecimento mútuo entre os educadores e os demais agentes educativos, buscando a construção coletiva do projeto político-pedagógico da escola.

Ø  Contribuir para a formação ética dos educandos, estimulando o desenvolvimento de valores como a honestidade, a justiça, a tolerância, a autonomia e o senso crítico.

Sabendo que a ética profissional é um conjunto de princípios e normas que regem o comportamento dos profissionais em suas atividades laborais. Na área da educação, a ética é fundamental para o exercício da docência, pois auxilia na formação de profissionais responsáveis, éticos e comprometidos com a educação de qualidade.

Freire (1996), defendeu que, “a ideia de que a educação é um ato político e ético, que deve ser pautado pelo diálogo, pela problematização e pela conscientização dos educandos sobre a sua realidade social.” Enquanto que Arroyo (2000), “defendeu a ideia de que a ética profissional na educação deve ser baseada na defesa dos direitos humanos, na valorização da diversidade cultural e na emancipação dos sujeitos.”

Para Cortina (1997, p.85), “a ideia de que a ética profissional na educação deve ser baseada na cidadania e na democracia, visando formar cidadãos responsáveis e solidários em uma sociedade pluralista.”

Em suma, as funcionalidades da ética profissional na educação são diversas e essenciais para a formação de cidadãos críticos e conscientes. A partir dos princípios éticos, é possível estabelecer normas de conduta, incentivar a atualização constante e construir relações de confiança com a sociedade.

3.1. Exemplos de boa conduta ética profissional na educação

Segundo Freire (1996, p.61), “a conduta ética é fundamental para qualquer profissional, especialmente na área da educação, onde a formação de cidadãos críticos e responsáveis é uma das principais metas.” Nesse sentido, exemplos de boa conduta ética profissional na educação são essenciais para a construção de uma prática docente mais justa, transparente e comprometida com a formação dos alunos.

A boa conduta ética profissional na educação é aquela que respeita os princípios e valores que orientam o comportamento dos educadores em relação aos seus alunos, colegas, gestores, família e sociedade. Para Antunes (2009), “a boa conduta ética profissional na educação visa garantir a qualidade do processo educacional, o respeito à diversidade, a promoção da cidadania e a formação integral dos educandos.”

 

 

Alguns exemplos de boa conduta ética profissional na educação são:

v  Tratar com respeito e educação os alunos, professores e demais funcionários da escola, evitando situações de abuso, negligência, discriminação ou violação dos direitos dos alunos;

v  Ensinar aos alunos o que é ética e sua importância nos diversos níveis como, por exemplo, ambiente de trabalho, família, escola, grupo de amigos e etc

v  Esclarecer e cumprir com clareza aos alunos os métodos de ensino e avaliações, sendo justo na correção e avaliação de provas e trabalhos escolares12.

v  Ouvir e respeitar as opiniões dos alunos, estimulando o desenvolvimento de valores como a honestidade, a justiça, a tolerância, a autonomia e o senso crítico12.

v  Buscar a qualidade no processo educacional, atualizando-se constantemente e buscando novas metodologias e recursos didáticos2.

v  Cumprir prazos na entrega de documentações, diários, avaliações, notas e etc1.

v  Não expor erros ou deficiências de alunos na frente de toda classe. Conversar com o aluno em particular1.

v  Respeitar e ser educado no relacionamento com outros professores, alunos, pais de alunos e profissionais da escola1.

v  Não fazer comentários em sala de aula sobre o comportamento ou métodos de ensino de outros professores1.

v  Seguir a proposta educacional da escola, assim como seus métodos de avaliação1.

v  Agir de forma proativa no que se refere à integração de alunos com deficiência física ou transtorno psicológico1.

Nóvoa (2009), afirma que “a importância da ética profissional na prática docente. Ele argumenta que os professores devem ser reflexivos e críticos em relação à sua própria prática, bem como responsáveis e comprometidos com o bem-estar dos seus alunos.”

Enquanto que a  Lima, M. (2017), “defende a ideia de que a ética deve ser incorporada ao currículo escolar, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas como um conjunto de valores e princípios que orientam a ação dos professores e dos alunos.”

Por fim, Gimeno (2013), argumenta que:

Os professores devem estar comprometidos em ajudar os alunos a desenvolver suas próprias capacidades, habilidades e interesses, respeitando sua individualidade e suas diferenças culturais e sociais. Gimeno Sacristán também enfatiza a importância de uma educação crítica, que ajuda os alunos a entender e questionar as estruturas sociais e políticas que afetam suas vidas.

 

4.      Importância da ética profissional nas relações de trabalho

A ética profissional é importante para garantir a qualidade das relações de trabalho, pois define padrões de conduta e valores que orientam o comportamento dos profissionais no ambiente laboral. A ética profissional busca estabelecer normas e princípios que orientem a conduta dos indivíduos, garantindo que as relações entre as pessoas sejam justas, honestas e respeitosas. “Os valores éticos têm um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social das sociedades, pois influenciam a forma como as pessoas trabalham e se relacionam entre si” (Weber, 2004).

A ética profissional tem um papel crucial na formação de profissionais responsáveis e conscientes, capazes de desenvolver suas atividades com integridade e respeito pelos direitos e interesses dos outros. “Uma empresa ética tem maior capacidade de atrair e reter talentos, conquistar a lealdade dos clientes e se diferenciar no mercado” (Drucker, 2005).  

Além disso, a ética profissional é importante para a construção da reputação das empresas, uma vez que uma empresa que se preocupa com a ética e a integridade de suas práticas tende a ser mais valorizada pelo mercado e pelos seus clientes.

Em suma, a ética profissional é um elemento crucial para o sucesso das relações de trabalho e para o desenvolvimento de profissionais competentes e conscientes. Os autores Max Weber e Peter Drucker destacam a importância da ética profissional em suas obras, enfatizando como os valores éticos podem influenciar positivamente as atividades profissionais e as organizações como um todo.

A ética profissional é importante para garantir um clima organizacional saudável, positivo e produtivo, além de contribuir para a reputação e o sucesso da empresa. Alguns exemplos de atitudes éticas são:

v  Responsabilidade;

v  Honestidade;

v  Confiabilidade;

v  Respeito;

v  Colaboração e trabalho em equipe;

v  Conhecer os valores da empresa;

v  Seguir o código de ética da profissão;

v  Ter consciência dos seus direitos e deveres;

v  Evitar conflitos de interesse;

v  Respeitar as diferenças e buscar o aprimoramento contínuo.

4.1. As estratégias para a melhor aplicação da ética no ambiente de trabalho

Josephson, M. (1997), “a ética no ambiente de trabalho é fundamental para o bom funcionamento de uma organização.” Para aplicar a ética de forma eficaz no ambiente de trabalho, é importante adotar algumas estratégias, tais como:

v  Estabelecer um código de conduta: É importante criar um conjunto de diretrizes éticas para orientar as ações dos funcionários. O código de conduta deve ser claro e abrangente, e deve ser comunicado de forma eficaz para garantir que todos na empresa o entendam e o sigam;

v  Treinamento em ética: É essencial fornecer treinamento regular em ética para os funcionários, para que eles possam entender as práticas éticas e incorporá-las em sua rotina diária de trabalho;

v  Políticas de transparência: As políticas de transparência devem ser implementadas para garantir que as atividades da empresa sejam conduzidas de forma aberta e honesta. Isso ajuda a criar uma cultura de confiança e responsabilidade dentro da empresa;

v  Fortalecimento do ambiente ético: Os líderes da organização devem ser modelos éticos e incentivar um ambiente de trabalho ético. Isso inclui promover valores éticos e encorajar os funcionários a agir de forma ética em todas as situações.

 

 

5.      Conclusão

Conclui, portanto, que a ética profissional é fundamental para as relações pessoais no ambiente de trabalho, principalmente na educação, que é uma área em que se lida com a formação moral e cidadã dos indivíduos. A ética profissional tem a função de promover a justiça, a equidade, a integridade, a honestidade, a responsabilidade e o comprometimento dos profissionais da educação com a formação dos alunos.

Nas relações de trabalho, a ética profissional também é essencial para o bom funcionamento das organizações e para a promoção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. É importante que os profissionais da educação estejam cientes da importância da ética profissional e apliquem os princípios éticos em suas ações diárias, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.


6.      Referências bibliográficas

Antunes, C. (2009). Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis: Vozes.

Aristóteles, (2009). Ética a Nicômaco. Ed. Martin Claret.

Arroyo, M. (2000). Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes.

Cortina, A. (1997). Ética mínima: introdução à filosofia prática. São Paulo: WMF Martins

       Fontes.

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São   

       Paulo: Paz e Terra.

Gimeno, J. (2013). O aluno como invenção. Lisboa: Porto Editora.

Josephson, M. (1997). Making ethical decisions. New York: Berkley Publishing Group.

Kant, I. (2013). Fundamentação da Metafísica dos Costumes. RJ: Ed. Vozes.

Nóvoa, A. (2009). Profissão Professor. Porto: Porto Editora.

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